fbpx Skip to main content

PUBLICIDADE

200 Receitas sem Glúten e sem Lactose

 

Doença Celíaca e Hereditariedade

Doença Celíaca é uma doença autoimune (condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo) desencadeada pela ingestão do glúten e que requer uma predisposição genética para se desenvolver. Ou seja, podemos herdar genes que estão associados com a doença e que podem levar ao desenvolvimento da enfermidade em algum momento da vida.

 

PUBLICIDADE

200 Receitas sem Glúten e sem Lactose

 

O que é a Doença Celíaca?

 

A Doença Celíaca afeta o intestino delgado interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. A doença celíaca pode levar à morte se não for tratada, por isso é importante que seja diagnosticada rapidamente e com precisão para minimizar o risco de complicações de longo prazo.

 

Doença Celíaca

 

Doença Celíaca e Hereditariedade

 

A probabilidade de aparecimento da doença em familiares de primeiro grau de um celíaco é de cerca de 10%. Alguns dados importantes:

 

– 1 em 22 parentes de primeiro grau estão em risco de desenvolver a Doença Celíaca. Isso significa que as crianças, pais e irmãos de alguém com doença celíaca têm um risco maior do que a população geral;

 

– 1 em 39 parentes de segundo grau estão em risco de desenvolver a Doença Celíaca. Parentes de segundo grau incluem tios, tias, sobrinhas, sobrinhos, primos, avós, netos e meios-irmãos.

 

Embora fortemente hereditária, a Doença Celíaca é geneticamente complexa:

 

– ocorre com menor frequência em determinados grupos étnicos (orientais e negros);

 

– os riscos são maiores em pessoas brancas e com outras doenças autoimunes como Diabetes Mellitus, Síndrome de Down (SD) e Tireoidopatias;

 

– ocorre com maior frequência no sexo feminino (proporção de 2 por 1 quando comparado com o sexo masculino).

 

Os sintomas da Doença Celíaca são diferentes e podem variar de pessoa para pessoa. Enquanto um membro da família pode ter problemas gastrointestinais, outros podem sofrer de depressão, dores de cabeça ou de ansiedade e outros ainda podem não ter sintomas aparentes.

 

Tendo em vista a gravidade da doença, assim como sintomas diferentes em cada pessoa, é importante que o celíaco compartilhe com familiares sobre o tema para que possam iniciar o processo de diagnóstico.

 

Lembre-se: a Doença Celíaca pode levar à morte se não for tratada. O único tratamento é uma Dieta sem Glúten!

 

 

Cardápio com Receitas sem Glúten para Celíacos

 

Descubra como preparar um verdadeiro cardápio sem glúten. O livro 200 Receitas para Celíacos é essencial para a sua dieta sem glúten! Confira agora CLIQUE AQUI !

 

Fonte:

Dieta sem Glúten

Rio sem Glúten

DEIXE UM COMENTÁRIO