Skip to main content

PUBLICIDADE

Livro Receitas sem Glúten para Celíacos

Aveia sem Glúten Nestlé

Aveia sem Glúten Nestlé

Nestlé apresenta linha de Aveia sem Glúten nos formatos Farelo de Aveia sem Glúten e Flocos de Aveia sem Glúten. Além de livres de glúten, são orgânicas!

 

PUBLICIDADE

200 Receitas sem Glúten e sem Lactose

 

A aveia é um cereal integral e oferece muito mais nutrientes do que os grãos refinados. Além de conter proteína, é naturalmente fonte de fibras.

 

A aveia é um grão naturalmente sem glúten, porém em alguns processos como o plantio, a colheita e o transporte da aveia, ela entra em contato frequente com outros grãos, principalmente o trigo, e esse, sim, apresenta glúten em sua composição, o que configura uma contaminação cruzada.

 

Para celíacos e portadores de outras doenças glúten-relacionadas – como a síndrome do intestino irritável, a alergia ao trigo e a sensibilidade ao glúten não celíaca – a aveia costuma ser excluída da dieta sem glúten pelo receio da contaminação cruzada.

 

As novas Aveias Orgânicas sem Glúten da Nestlé são produzidas em solos separados e transportadas de modo em que não ocorra a contaminação.

 

Por que algumas aveias contêm glúten e outras não?

 

Naturalmente as aveias não possuem glúten, porém pode apresentar traços desta proteína durante o processo de produção que normalmente é feito junto ao trigo, adquirindo contaminação cruzada.

 

As novas aveias Orgânicas sem glúten da Nestlé são produzidas em solos separados e transportadas de modo em que não ocorra a contaminação.

 

As versões sem glúten da Nestlé são a Aveia em Farelo (Oat Bran)Aveia em Flocos Grossos.

 

Farelo de Aveia sem Glúten Nestlé
Farelo de Aveia sem Glúten Nestlé

 

Aveia em Flocos sem Glúten Nestlé
Aveia em Flocos sem Glúten Nestlé

 

Quais são os benefícios aveia sem glúten?

 

A aveia é um tipo de cereal integral e oferece muito mais nutrientes do que os grãos refinados. Além de conter na sua composição antioxidantes, vitaminas, minerais e proteína, é naturalmente fonte de fibras.

 

A fibra proveniente da aveia pode ajudar no controle da saciedade, melhorar o funcionamento intestinal, controle glicêmico e controle do colesterol.

 

Além disso, a aveia é um dos poucos alimentos que possui um tipo de fibra solúvel, a beta glucana, que pode auxiliar na redução do colesterol. Seu consumo deve estar associado à uma alimentação equilibrada e baixa em gorduras saturadas e hábitos de vida saudáveis.

 

Quais são os nutrientes da aveia sem glúten?

 

A Aveia contém alguns nutrientes como: antioxidantes, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco e fibras insolúveis e solúveis (beta glucana), e que podem estar relacionados com benefícios ao nosso organismo quando associados com uma alimentação equilibrada.

 

Como consumir aveia sem glúten?

 

A aveia pode ser consumida como mingau, polvilhada acima de frutas, na vitamina de frutas batida no liquidificador ou como ingrediente em receitas doces e salgadas.

 

A aveia pode ser empregada no preparo dos mais diversos tipos de receitas, como em massas, pães, cookies, recheios, panquecas, bolachas etc.

 

Uma das formas mais práticas é o famoso mingau de aveia, em que você leva a aveia ao fogo com um pouco de água e logo a mistura ganha consistência, se transformando em um creme.

 

Outra forma de incluir a aveia na sua alimentação é incluí-la no preparo de sucos, assim ela fornece fibras, compensando a perda desse nutriente que pode ocorrer no processamento das frutas.

 

Pode ainda ser consumida com leite, diretamente com frutas como na combinação extremamente saborosa de aveia, banana e mel, na preparação de granola, com castanhas, entre outros.

 

Porque uma aveia é farelo e outra é flocos? Qual a diferença?

 

O grão da aveia é composto por três partes: farelo, endosperma e germe.

 

O farelo de aveia é obtido da casca dos grãos de aveia, que possui as maiores concentrações de fibra solúvel (beta glucana).

 

Já os flocos de aveia são feitos por meio dos grãos de aveia inteiros, que são prensados até adquirirem um formato achatado. Os flocos de aveia podem ser encontrados nas versões fina e grossa e podem ser consumidos tanto in natura como adicionados a iogurtes, sucos, vitaminas, sopas e frutas.

 

Além da ausência do glúten, qual a diferença da aveia orgânica para a aveia tradicional?

 

A principal diferença entre um produto orgânico ou não, está no processo de validação de toda cadeia orgânica.

 

Existe para isso, uma norma (N° 18, de 28 de maio de 2009), que define como é o processo para validação de um produto orgânico. Desde o campo, o produtor rural não pode usar agrotóxicos, pesticidas, etc.

 

Para o início da fabricação do produto, existe também uma série de normas e padrões que devem ser seguidos (para garantir que não haverá contaminação cruzada com outro alimento que não tem tratamento de orgânico em linha).

 

Cardápio com Receitas sem Glúten para Celíacos

 

Descubra como preparar um verdadeiro cardápio sem glúten. O livro 200 Receitas para Celíacos é essencial para a sua dieta sem glúten! Confira agora CLIQUE AQUI !

 

Fonte: Nestlé

 

Aveia sem Glúten Nestlé
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO