Skip to main content

PUBLICIDADE

Livro Receitas sem Glúten para Celíacos

Cardápio para Celíaco: 20 Receitas sem Glúten

Cardápio para Celíaco: 20 Receitas sem Glúten

 

A Dieta sem Glúten é necessária principalmente para quem tem intolerância ao glúten e não consegue digerir essa proteína, como é o caso de quem tem Doença Celíaca ou sensibilidade ao glúten.

PUBLICIDADE

200 Receitas sem Glúten e sem Lactose

 

Descubra como preparar um verdadeiro Cardápio para Celíaco com Receitas sem Glúten para você saborear no café da manhã, almoço, jantar e sobremesa!

 

O que é glúten?

 

O glúten é uma proteína existente no trigo, centeio, cevada e malte, digerida com dificuldade na parte alta do trato gastrintestinal. Um de seus componentes, a gliadina, contém a maior parte dos componentes nocivos. Em pessoas predispostas à intolerância ao glúten, moléculas não digeridas de gliadina, ao entrarem em contato com as camadas mais internas da mucosa intestinal, disparam uma reação imunológica, causando um processo inflamatório crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, gerando diminuição da absorção dos nutrientes (Doença Celíaca).

 

 

O que é Doença Celíaca?

 

Doença Celíaca é uma doença autoimune onde as próprias células de defesa imunológica agridem as células do organismo, causando um processo inflamatório na parede interna do intestino delgado. A inflamação provocada pelo glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio, leva à atrofia das vilosidades intestinais, gerando diminuição da absorção dos nutrientes.

 

Não há cura para a Doença Celíaca. O único e efetivo tratamento é retirar da dieta os alimentos que contenham glúten, responsável por desencadear a inflamação.

 

Cardápio sem Glúten para Celíacos

 

A dieta sem glúten deve ser seguida pelo celíaco por toda a vida eliminando qualquer produto que contenha glúten.

 

A boa notícia é que hoje o glúten pode ser facilmente substituído em dietas (tanto para perder peso quanto para os intolerantes) com o uso de ingredientes como farinha de amêndoas, de coco, de linhaça, quinoa, amaranto, banana verde, frutas, vegetais, derivados do milho, entre outras diferentes opções.

 

Confira algumas receitas para celíacos para um cardápio sem glúten para suas refeições:

 

Café da Manhã sem Glúten

 

Pão de leite sem glúten: além de delicioso, esse pão sem glúten feito com leite integral é também uma opção barata para fazer semanalmente em casa.

 

Pão de milho sem glúten: esse é um tipo de pão sem glúten bem versátil e bastante saboroso que você pode comer acompanhado de queijos, manteiga e geleia.

 

Pão de Aveia sem glúten: aprenda a preparar um pão caseiro fácil que leva farinha de aveia sem glúten, o que o torna mais saudável e funcional!

 

Pão de mandioquinha sem glúten: essa receita ensina a preparar um saboroso pão de mandioquinha sem glúten, que fica maravilhoso quando consumido na hora bem quentinho e macio.

 

Pão de arroz sem glúten: receita simples e fácil de preparar que resulta em um pão macio e saboroso.

 

 

Confira mais RECEITAS DE CAFÉ DA MANHÃ SEM GLÚTEN

 

Almoço sem Glúten

 

Almôndegas com molho tomate sem glúten: se você não dispensa saborosas almôndegas no dia a dia, precisa conhecer essa receita sem glúten feita com molho de tomates. Sirva com espaguete ou arroz branco.

 

Panqueca sem glúten: passo a passo de como fazer uma massa básica de panqueca sem glúten que pode ser usada com recheios doces ou salgados, como frango, queijo, carne seca, carne moída, palmito, chocolate, doce de leite, banana caramelada, entre outros.

 

Massa de pizza sem glúten: aprenda a preparar em casa uma massa saborosa, sem glúten e sem lactose para comer sem culpa. Aproveite para rechear com ingredientes saudáveis como cream cheese sem lactose, molho de tomate caseiro, tomatinhos e manjericão.

 

Torta de frango sem glúten: excelente opção para servir para a família na refeição de domingo, essa é uma torta de frango funcional, sem lactose e sem glúten.

 

Torta de Repolho com Massa de Linhaça sem Glúten: prepare uma deliciosa torta de repolho com linhaça para o almoço. E o melhor: sem glúten e lactose!

 

Confira mais RECEITAS DE ALMOÇO SEM GLÚTEN

 

Jantar sem Glúten

 

Risoto de couve-flor sem glúten: esse é um delicioso risoto de couve-flor vegano, sem arroz, sem lactose e sem glúten, perfeito para preparar nas refeições saudáveis do dia a dia.

 

Hambúrguer de lentilha sem glúten: essa receita de hambúrguer de lentilha vegana e sem glúten é super saborosa, rápida e simples de preparar e fica perfeita quando acompanhada de uma boa saladinha verde com tomates.

 

Suflê de espinafre sem glúten: para variar as receitas tradicionais do dia a dia e comer um prato diferente e saboroso, aprenda a preparar esse suflê de espinafre sem glúten em uma versão rápida e deliciosa.

 

Kibe de quinoa sem glúten: essa é uma receita especial para os amantes da culinária árabe que ensina a preparar um saboroso kibe rápido de fazer e super saudável.

 

Torta salgada de legumes sem glúten: essa é uma torta deliciosa e versátil que pode ser recheada com diferentes ingredientes como legumes, frango desfiado, atum, presunto ou outro alimento de sua preferência.

 

Confira mais RECEITAS DE JANTAR SEM GLÚTEN

 

Sobremesas sem Glúten

 

Torta de maçã sem glúten: essa torta de maçã sem glúten e sem lactose é feita com uma base de massa de empadinha e seu recheio fica divino, doce na medida certa e com gostinho delicioso de canela.

 

Muffin de abóbora sem glúten: o muffin de abóbora é sem glúten, sem lactose, oferece boa saciedade e ainda conta com gorduras boas e fibras.

 

Quindim sem glúten: esse é um quindim sem glúten e sem leite feito com gemas, açúcar, coco ralado, clara, margarina, extrato de baunilha e glucose.

 

Tiramisù sem glúten: esse tiramisù é sem glúten e mais leve do que sua receita tradicional, feito com ingredientes como queijo mascarpone, ovos, açúcar, palitos La Reine sem glúten, café sem açúcar, moscatel e cacau em pó.

 

Mousse de chocolate sem glúten e sem lactose: simples e deliciosa, essa receita de mousse de chocolate é saudável e você pode comer sem nenhum peso na consciência. Aqui, a base da sobremesa substitui o tradicional leite condensado ou creme de leite por abacate.

 

Confira mais RECEITAS DE SOBREMESAS SEM GLÚTEN

 

Bônus: Receitas de Bolos sem Glúten

 

Bolo de cenoura sem glúten: esse bolo de cenoura é extremamente molhadinho, macio, saboroso e não deixa a desejar se comparado às receitas tradicionais feitas com farinha de trigo.

 

Bolo de chocolate sem glúten: esta versão de bolo de chocolate é uma receita para celíacos ou para aqueles que optaram por uma alimentação sem glúten. Além disso, pode ser feita com leite sem lactose ou água, sendo perfeita para intolerantes à lactose.

 

Bolo mármore sem glúten: o bolo mármore é praticamente um sonho para quem ama bolo de chocolate ou de baunilha, já que a receita une ambos os ingredientes e fica irresistível.

 

Naked cake sem glúten: esse é um charmoso naked cake sem glúten, sem lactose e feito com ganache funcional com biomassa de banana verde, perfeito para servir em ocasiões especiais como festas de fim de ano, jantares ou aniversários.

 

Bolo de banana sem glúten: este delicioso bolo livre de glúten é muito fácil de ser feito, pois é de liquidificador! Aprenda a preparar bolo de banana com farinha de arroz sem glúten com esta excelente e fácil receita.

 

 

Confira mais RECEITAS DE BOLOS SEM GLÚTEN

 

Cardápio para Celíaco: 20 Receitas sem Glúten
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO